quarta-feira, 28 de julho de 2010

My cup of tea: A Few Small Repairs


Mas então, down to business, Shawn Colvin passou por uma separação e escreveu A Few Small Repairs. Até aí nada demais. Todos passamos por problemas. O diferencial é que não cantamos e escrevemos como Shawn.

O que deveria ser dramático e triste se torna melancólico e, em diversos momentos, um processo catártico. Se em "Sunny Came Home" ela conta como Sunny se cansou e decidiu fazer a sua vingança, em "Get Out of This House" ela expulsa os cretinos e fica em paz no seu lar. 'If I see you again, it will be in my head at the end of a cloud" não poderia soar melhor sem a gaita. "Sunny Came Home" é até hoje a canção de maior sucesso de Colvin e surpreende ao traduzir o desespero e a frustração de uma pessoa sem saída. O mais engraçado é o refrão grudento que faz você ignorar tudo mais e cantarolar por dias como se não se importasse com mais nada.

Outra canção com um enredo é "The Facts About Jimmy" onde Colvin relata como Jimmy é infeliz. A voz suave quase narrando "I don't know why we met, the simple truth is always the best" me faz pensar como os outros podem nos analisar de uma maneira que nem percebemos. "You and the Mona Lisa" é ciúme puro, na sua mais cruel forma e no arranjo mais diferente possível com Colvin falando "there is nothing between you and the Mona Lisa". Gosto de pensar como Colvin está descrevendo uma crise de ciúmes e me vejo perfeitamente criticando aqueles amigos que não gostamos por no fundo sentirmos uma ponta de inveja ou raiva.

"Trouble" é a raiva traduzida. "I Want It Back" trata sobre como perdemos algumas coisas no caminho. Começamos com a paixão, carinho, presentes, resumindo: encantamento, mas no final sobram falhas, culpas e defeitos. A balada "If I Were Brave" e a suave "Wichita Skyline" trazem à tona alguns medos e como as pequenas coisas nos levam a refletir. A decepção está presente na seca "84.000 Different Delusions" com suas antíteses "good love, bad love/good times, bad times" e em "Suicide Alley", que é a minha favorita.

Estamos falando de um álbum conceitual, que do início ao fim não só dá diversas pistas sobre o caos que o casamento de Colvin se tornou, mas também mostra sinceramente como nossos relacionamentos também fracassam. Seja com melodias mais pop e elaboradas como "Sunny Came Home" e "Get Out of this House" ou nas mais simples como na emotiva "New Thing Now" e em "Wichita Skyline", Colvin criou o álbum mais consistente de sua carreira. Acessível e moderno, autoral e extremo, A Few Small Repairs deixa o ouvinte com a sensação de que nem tudo são flores, mas como a faixa que fecha o álbum "Nothin' on Me" sugere, podemos renascer. Não é à toa que Shawn recebeu não só o Grammy de Canção do Ano como Gravação do Ano também, ambos por "Sunny Came Home". Um renascimento e o reconhecimento merecido pela obra.

Ouça agora: "Sunny Came Home", "84.000 Different Delusions" e "Get Out of this House". Pra ser sincero, tudo.

Nenhum comentário: